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180 anos do Ensino Jurídico no Brasil Cód. do Produto: 1286

Autor: Obra Coletiva


 
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180 anos do Ensino Jurídico no Brasil


Passado, presente e futuro do Direito. As arcadas e sua contribuição para o ensino do direito no Brasil
- Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka
- Gustavo Ferraz de Campos Monaco
A Escola do Recife e seu papel na construção do ensino jurídico brasileiro: uma ruptura de paradigmas
- Ana Paula Araújo de Holanda


PARTE I - O ENSINO JURÍDICO NA HISTÓRIA
A bucha, a maçonaria e sua influência no ensino jurídico, com forte apego no positivismo
- José Carlos de Araújo Almeida Filho
O Estatuto do Visconde de Cachoeira e os debates parlamentares sobre o ensino jurídico brasileiro ocorridos entre 1823 e 1827
- Dani Rudnicki
Da dialética entre tradição e modernidade nos debates legislativos acerca da criação dos cursos jurídicos no Brasil: idéias e implicações da formatação dos conteúdos curriculares
- Marcelo Dalmás Torelly
Ciência e política: o IAB e os primórdios do ensino jurídico no Brasil Imperial
- Eneá de Stutz e Almeida
Roberto Lyra Filho: a importância de sua obra na história do ensino do direito brasileiro
- Horácio Wanderlei Rodrigues


PARTE II - O PRESENTE DO ENSINO JURÍDICO
Os atuais objetivos do ensino de direito no Brasil
- Fernando Frederico de Almeida Júnior
180 anos de ensino do direito no Brasil - Olhares e perspectivas discentes
- Elisa Pires da Cruz - Jaqueline Santa Brígida Sena - Vitor Souza Lima Blotta - Wilson Levy
Ensino jurídico como fonte de direito: uma abordagem crítica sobre o espaço universitário
- Elizete Lanzoni Alves
O ensino do direito internacional: reflexões sobre os desafios trazidos pela disciplina
- Luís Renato Vedovato
As faces de eco: apontamentos sobre o ensino do Processo Penal
- Fauzi Hassan Choukr
O ensino da justiça (ou a renovação da docência jurídica)
- José Renato Nalini


PARTE III - A EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO
Técnicas para a evolução do modelo pedagógico tradicional dos cursos de direito
- Prof. Sergio Rodrigo Martinez
O professor de direito: perspectivas para a construção de uma identidade docente
- Angélica Carlini
Pesquisa em direito e a superação das escolas-de-um-só. Uma profecia às avessas?
- Artur Stamford da Silva - Alexandre da Maia
- João Paulo Allain Teixeira
(Re)Pensando o direito diante de um mundo global: Uma reflexão sobre os desafios do ensino jurídico no século XXI
- Bárbara Silva Costa
Hermenêutica e ensino jurídico em Terrae Brasilis
- Lenio Luiz Streck



Currículo (Organizadores)

Angélica Carlini:
Doutora em Educação, Mestre em História Contemporânea, Especialista em Direito. Docente da PUC-Campinas, Unip e FaCamp.

Daniel Torres de Cerqueira:
Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito. Mestre em Direito (Ufsc), Professor dos Cursos de Direito da Fasb e da Facisa.


José Carlos de Araújo Almeida Filho:
Mestre em Direito. Professor de Direito Processual Civil na Emerj e na Universidade Católica de Petrópolis. Membro das Associações: Associação Brasileira para o Ensino do Direito; Instituto Brasileiro de Direito Processual; Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; pesquisador na área do Processo Eletrônico, com grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.


Autores:

Angélica Carlini
Daniel Torres de Cerqueira
José Carlos de Araújo Almeida Filho
Autores:
Alexandre da Maia
Ana Paula Araújo de Holanda
Angélica Carlini
Bárbara Silva Costa
Dani Rudnicki
Elisa Pires da Cruz
Elizete Lanzoni Alves
Eneá de Stutz e Almeida
Fauzi Hassan Choukr
Fernando Frederico de Almeida Júnior
Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka
Gustavo Ferraz de Campos Mônaco
Horácio Wanderlei Rodrigues
Jaqueline Santa Brígida Sena
João Paulo Allain
Passado, presente e futuro do Direito. As arcadas e sua contribuição para o ensino do direito no Brasil
Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka e Gustavo Ferraz de Campos Monaco
1. Primeiras palavras
2. Da formação do curso
3. Do curso de então
4. Da situação atual
5. Das perspectivas que se abrem

A Escola do Recife e seu papel na construção do ensino jurídico brasileiro: uma ruptura de paradigmas
Ana Paula Araújo de Holanda
1. A Escola do Recife
1.1 Origem dos Cursos de Direito no Brasil
1.2 Construção intelectual da Escola do Recife

Parte I
O Ensino Jurídico na História
A bucha, a maçonaria e sua influência no ensino jurídico, com forte apego no positivismo
José Carlos de Araújo Almeida Filho
1. Introdução
2. A maçonaria e sua influência no ensino jurídico
2.1 Conceito de maçonaria
3. A maçonaria no Brasil
4. A maçonaria e os primeiros passos para a construção dos cursos jurídicos
4.1 Da independência à criação dos cursos jurídicos
5. A criação dos cursos jurídicos - 1827
5.1 Os debates sobre a localização dos cursos jurídicos e o nascimento de uma sociedade secreta em São Paulo
5.2 A bucha e a maçonaria - Mais inserções no ensino jurídico
6. A importância da bucha no ensino jurídico
6.1 Julio Frank e Líbero Badaró: Dois Ícones
6.2 A influência do positivismo no direito pátrio
6.3 Distinguindo o nosso positivismo
6.4 O positivismo de comte definitivamente implantado
7. Filosofia do direito: Pedro Lessa, bucheiro e maçom, lecionando nas Arcadas
8. Conclusões
9. Referências bibliográficas

O Estatuto do Visconde de Cachoeira e os debates parlamentares
sobre o ensino jurídico brasileiro ocorridos entre 1823 e 1827
Dani Rudnicki
Referências bibliográficas

Da dialética entre tradição e modernidade nos debates legislativos acerca da criação dos cursos jurídicos no Brasil: idéias e implicações
da formatação dos conteúdos curriculares
Referências bibliográficas
Ciência e política: o IAB e os primórdios do ensino jurídico no Brasil Imperial
Eneá de Stutz e Almeida
1. Prólogo
2. O cenário
3. Influências maçônicas e a Constituição Imperial
4. A criação do IAB
5. Considerações finais
6. Referências bibliográficas

Roberto Lyra Filho: a importância de sua obra na história do ensino do direito brasileiro
Horácio Wanderlei Rodrigues
1. Introdução
2. Vida e obra de Roberto Lyra filho
2.1 Quem foi Roberto Lyra Filho
2.2 A importância de Roberto Lyra Filho para o pensamento jurídico brasileiro
3. O pensamento de Roberto Lyra Filho
3.1 Roberto Lyra Filho e o Direito que ensina errado
3.2 O diagnóstico-proposta de Roberto Lyra Filho no contexto do senso comum sobre o ensino do Direito
3.3 Método e objeto do ensino do Direito na obra de Roberto Lyra Filho
4. Conclusão
4.1 Como Lyra Filho vê o ensino do Direito
4.1.1 Algumas questões complementares
4.1.2 A questão fundamental
4.2 Propostas para o Ensino do Direito a partir de Lyra Filho
5. Referências bibliográficas

Parte II
O Presente do Ensino Jurídico
Os atuais objetivos do ensino de direito no Brasil
Fernando Frederico de Almeida Júnior
1. Introdução
2. Os pilares da educação: o Relatório Delors
3. Morin e os saberes necessários à educação do futuro
4. A declaração mundial sobre educação superior no século XXI
5. A Constituição Federal de 1988
6. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
7. A Resolução CES/CNE n. 9, de 29/9/2004
8. Considerações finais: repensando os objetivos e fun¬damentos
do ensino de Direito
9. Referências bibliográficas
180 anos de ensino do direito no Brasil - Olhares e perspectivas discentes
Elisa Pires da Cruz, Jaqueline Santa Brígida Sena,
Vitor Souza Lima Blotta e Wilson Levy
1. Introdu
Ano: 2008

Edição: 1ª edição

Número de Páginas: 456

Peso: 0,502 kg

Altura: 23 cm

Largura: 16 cm

Lombada: 1,6 cm

Acabamento: Brochura

I.S.B.N.: 978-85-7625-131-6

Código de Barras: 9788576251316

Valor: R$ 91,00





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